Amazonas representado em conferência sobre radioterapia no Congresso Nacional

Aspectos de infraestrutura, acesso e necessidade de melhoria tecnológica para a Radioterapia brasileira foram apresentados em reunião no Congresso Nacional, na manhã da última quarta-feira (5), promovida pela deputada federal Silvia Cristina|PDT/RO, por meio da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta contra o Câncer.

O médico rádio-oncologista e diretor clínico da SENSUMED Oncologia, Dr. André Campana, que é também membro Titular e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Radioterapia|SBRT e Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, participou do encontro, juntamente com Dr. Arthur Rosa, Presidente da SBRT; Dr. Fabio Cury, médico rádio-oncologista e professor da Universidade Mcgill do Canadá.

Dr. Arthur Rosa apresentou o cenário da radioterapia no Brasil, e na ocasião, também foi debatida a necessidade de se dar continuidade a projetos em andamento, tais como o Programa de 80 soluções de Radioterapia e ajuste da remuneração dos procedimentos pelo SUS, diante do aumento de custos observado nos últimos anos, e planos de desenvolvimento da radioterapia a longo prazo.

Para longo prazo, a SBRT apresentou o Projeto RT2030, com suporte da Fundação Dom Cabral (FDC), o qual consiste em um plano de desenvolvimento da radioterapia na próxima década, com engajamento da indústria, manutenção, logística, Governo – através do Ministério da Saúde, CNEN, CA e CGU, além de Sociedades Médicas, ABFM e ONGs de apoio a pacientes.

O professor da Universidade Mcgill do Canadá, Dr. Fabio Cury, falou sobre a importância da evolução tecnológica e incorporação dessa tecnologia na radioterapia para melhor atender os pacientes.

Durante a visita à Brasília, Dr. André Campana, Dr. Arthur Rosa e associados visitaram o Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *