Laço Amarelo de Conscientização do Sarcoma

O Laço Amarelo, de conscientização do Sarcoma / câncer ósseo, é destacado no mês de Julho. Entre as variações existentes desse tipo de tumor, os Sarcomas de partes moles são tumores malignos e localmente agressivos, com um potencial variado de metástases.

Muitas vezes esses pacientes têm dor mínima e consultam um médico por causa da presença de uma massa em tecidos moles, como geralmente crescem de forma muito lenta, na maioria das vezes, o paciente demora para procurar ajuda médica.

Existem poucos fatores de risco bem definidos e há raros fatores ambientais associados a esses tumores. Portanto, a melhor forma de se evitar a doença é a prevenção secundária, ou seja, quando ocorrer o surgimento dos sintomas.

Há muitos tipos histológicos dos sarcomas de partes moles. E a escolha do tratamento e indicação cirúrgica dependem do grau histológico e de sua localização, podendo acometer qualquer parte do corpo, desde cabeça e pescoço até tronco e órgãos internos. O tratamento é baseado no tripé CIRURGIA, RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA, a depender de cada caso.

Existem mais de 50 tipos de tumores catalogados sob a nomenclatura de Sarcomas de Partes Moles, que podem surgir em qualquer parte do organismo, ainda que 60% dos casos acometam os membros inferiores e membros superiores.

São classificados pela Organização Mundial de Saúde de acordo com sua linhagem histológica:
– fibroblásticos
– fibro-histiocíticos
– lipomatosos
– do músculo liso
– do músculo estriado
– dos vasos linfáticos e sanguíneos
– da bainha de nervos periféricos
– neuroectodérmicos
– ósseos e cartilaginosos extra-esqueléticos
– sem origem determinada

Dr. Ubiratã Gomes Loureiro de Oliveira