Rastreio e Prevenção de câncer de colo de útero

Continuamos em Campanha Permanente Contra o Câncer de Colo de Útero. No estado do Amazonas o câncer de colo uterino ainda é o mais frequente entre as mulheres. Para evitá-lo podemos utilizar estratégias de rastreio e prevenção.

O método de rastreamento do câncer do colo de útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.

Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

O método de prevenção do câncer de colo de útero é a Vacina contra o HPV quadrivalente (HPV, 6, 11, 16, 18), com 2 doses de 0, 6 meses, para meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. Pacientes vivendo com HIV na faixa etária de 9 a 26 anos devem tomar 3 doses: 0, 2 e 6 meses.

É muito importante guardar exames anteriores, pois para alguns resultados “benignos” o intervalo de tempo de repetição é diferente e se persistirem devem ser investigados mais a fundo. Se não tivermos exames anteriores nunca saberemos se é o primeiro alterado ou uma repetição.

Dr. Bruno Monção Paolino
CRM 6800 | RQE 4046
Ginecologista e Mastologista
Membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia ( Febrasgo)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *