Psico-Oncologia é a área da psicologia que tem como objetivo manter o bem-estar psicológico do paciente com câncer, identificando e compreendendo os aspectos emocionais que interferem em sua saúde e no tratamento.

Ocorrem mudanças significativas na vida do paciente oncológico a partir do diagnóstico. É desencadeado um desequilíbrio emocional tanto no paciente quanto em sua família. Ele se vê numa situação onde precisa enfrentar uma doença grave, com dores físicas e psíquicas, com medo do sofrimento e da morte, por isso é importante que seja oferecido um tratamento psicológico especializado para acolhe-lo, ouvi-lo e entendê-lo como um ser único buscando minimizar possíveis sofrimentos emocionais e auxiliando na adesão do paciente ao tratamento.

O psicólogo deve desenvolver no indivíduo e na família habilidades para encarar as dificuldades do que pode ocorrer no processo, desenvolvendo estratégias adaptativas de enfrentamento de situações emocionalmente estressantes, assim, evitando distúrbios e patologias mentais que possam interferir no tratamento e na qualidade de vida como a depressão que pode atrapalhar o andamento do tratamento, inclusive levando o paciente realmente a desistir do mesmo.

Texti: Rosineide Borges (@rosineideborgesc) Psicóloga com especialização em Psico-Oncologia e Gerontologia da Sensumed Oncologia.

Deixe uma resposta

× Agendamento de consulta