O mês de março é considerado o mês da mulher porque dia 08/03 é o dia internacional das mulheres. Aqui no Amazonas só tumores que mais afetam as mulheres é o câncer de colo do útero que é 100% evitável, e o câncer de mama que é curável quando identificado precocemente.
O câncer de colo do útero tem íntima relação como vírus papiloma humano, o HPV, e a sua vacina está à disposição no SUS para as meninas dos 9 a 14 anos e para os meninos dos 11 a 14 anos, sendo eficaz e seguro para acabarmos com o câncer do colo do útero associado ao exame papanicolau.
Para o câncer de mama temos a mamografia e ultrassom de mamas que têm indicação de serem realizados a partir dos 45 anos, com a intenção de identificar doenças lesões cancerígenas precoces, aumentando as possibilidades dos tratamentos curativos.
Vamos cuidar de todas as mulheres, vamos utilizar a vacina contra o HPV, fazer o Papanicolau, ultrassom de mama e mamografia para evitarmos e curar os dois principais tumores que atingem as mulheres amazonenses.

Dr William H. Fuzita
Oncologista clínico
Membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC)
Membro do comitê de políticas públicas da SBOC
Diretor Técnico científico da clínica ONCOLOGIA Sensumed.

Deixe uma resposta

× Agendamento de consulta