A radioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza radiação ionizante para destruir células cancerosas e que salva milhões de vidas por ano no mundo todo. Isso só é possível porque as células tumorais são mais sensíveis à radiação do que as células sadias e, por conta disso, um desafio no tratamento é entregar o máximo de dose de radiação no volume alvo e o mínimo possível nos tecidos sadios ao redor.

Apesar da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas no tratamento que permitem que os órgãos sadios sejam poupados, efeitos colaterais podem acontecer e em alguns casos são até previstos. Por isso, é importante que a equipe multiprofissional esteja atenta e desenvolva meios de detecção e protocolos de cuidado ao paciente durante o tratamento.

Na Oncologia Sensumed, por exemplo, os pacientes passam por uma consulta com a enfermagem antes do tratamento, onde são passados orientações e cuidados que o paciente deve ter, além de possíveis efeitos colaterais que podem aparecer. Além disso, durante o tratamento o paciente passa pelas chamadas consultas de revisão, que ocorrem semanalmente e tem como objetivo o acompanhamento de sintomas e do estado geral do paciente.

Para acompanhar a qualidade dos nossos tratamentos, existem também indicadores que monitoram mês a mês a ocorrência de efeitos adversos.

Texto: Mateus Lima – Físico Médico da Oncologia Sensumed

Deixe uma resposta

× Agendamento de consulta