No dia 17 de Setembro foi comemorado o dia mundial do paciente, data criada pela OMS para alertar sobre a importância da assistência segura. A campanha anual é uma convocação para todo, gestor, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores a lutar pela Segurança do Paciente.

Para o ano de 2020 a OMS e a OPAS (Organização Pan – Americana de Saúde) preocupados também com a segurança do profissional de saúde, lançou a campanha que tem como tema – Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para segurança do paciente, e o slogan “Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros” enfatizando os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde estão enfrentando diante da atual realidade que acomete a população mundial que é a pandemia da COVID-19.

Também alinhados com a abordagem da OMS, o IBSP (Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente) definiu em sua campanha que a segurança dos profissionais de saúde é uma grande prioridade para segurança do paciente. Esse tema de grande relevância quer motivar a população desde os pacientes até os gestores, administradores, prestadores de serviços, a criarem mecanismos que diminuam os riscos para os profissionais que atuam na linha de frente do combate a COVID-19.

Durante todo o mês de Setembro diversos conteúdos foram disponibilizados, nas mídias sociais, sites e páginas desses órgãos, também de conselhos profissionais, secretarias estaduais e municipais de saúde, sociedades técnico-científicas, levando informações fundamentais a pacientes, familiares, acompanhantes e toda população sobre o que é segurança do paciente, o que é segurança do profissional de saúde e como devemos agir para mantermos essa cultura de segurança no nosso dia-a-dia.

 

Ana Karla Torres

Gerente Assistencial Sensumed Oncologia

Deixe uma resposta

× Agendamento de consulta