Radioterapia

O departamento de radioterapia da Oncologia Sensumed possui o aparelho de tratamento mais moderno da região, com equipe capacitada nos melhores centros nacionais. Somos capazes de oferecer os tratamentos mais eficazes e seguros contra o câncer, obedecendo os mais recentes protocolos internacionais. O atendimento com equipe altamente capacitada e tecnologia comparável a centros de tratamento internacionais, torna a Oncologia Sensumed uma referência nacional no tratamento oncológico.

A radiação é aplicada por aceleradores lineares, que parecem grandes máquinas de raio X. As aplicações não causam dor ou desconforto durante o tratamento. A radiação também pode ser aplicada diretamente no tumor, utilizando-se de elementos radioativos (braquiterapia). Os efeitos colaterais do tratamento vão depender da técnica utilizada, da dose de radiação e da área que está sendo tratada.

O momento correto de utilizar a radioterapia dependerá da doença que está sendo tratada. Ela poderá ser realizada antes ou depois de um cirurgia, ou até mesmo ser o único tratamento necessário para curar uma doença. Poderá ou não ser realizada concomitante à quimioterapia para aumentar a eficácia do tratamento. Todos os casos devem ser discutidos por uma equipe multidisciplinar.

A radioterapia pode tratar inúmeros tipos de doenças benignas e malignas. Como exemplo, ela pode ser o único tratamento curativo necessário para câncer de próstata e cânceres de cabeça e pescoço. Ou pode ser utilizada de forma complementar à cirurgia, como no caso de câncer de mama ou intestino.

Técnicas de tratamento