Verde também é a cor deste mês de setembro, que é o mês de conscientização da prevenção do câncer de intestino. O setembro verde permite nós entendemos que o câncer de intestino pode ser evitado, a maneira mais eficaz, saudável e barata é manter hábito de vidas adequados, como uma dieta com uma baixa teor de gordura animal, alto consumo de frutas, legumes, verduras e grãos, que além de reduzir o câncer de intestino, podem reduzir o risco de outras doenças crônicas como doenças cardiovasculares e diabetes.
O mês nos alerta para algumas estimativas, espera-se 20.540 casos novos só nos homens e nas mulheres 20.470 casos novos, além disso espera-se mais de 19 mil mortos todos os anos aqui no Brasil, sendo ele o terceiro mais incidente em nosso país.
Fatores de risco
São muitos os fatores de risco, entre eles, destacamos:
– mais 50 anos;
– histórico familiar;
– pólipos intestinais (adenomatosos);
– histórico pessoal de outros tipos de câncer;
– obesidade;
– sedentarismo;
– doenças inflamatórias do intestino;
– alcoolismo;
– tabagismo;
– alto consumo de carnes vermelhas;
– baixo consumo de frutas, verduras e legumes.
Sintomas
Os sintomas do câncer de intestino podem variar de acordo com o tamanho e a localização do tumor. Os mais comuns são:
– dor ou desconforto abdominal (cólicas e sensação de estufamento);
– fraqueza e/ou anemia;
– perda de peso;
– náuseas e vômitos;
– mudança na rotina intestinal (diarreia ou constipação);
– sangramento anal ou nas fezes;
– dor ao evacuar e sensação de que a evacuação nunca é completa;
– aumento do volume abdominal.
Os sintomas são mais facilmente observados nos casos avançados, por isso não é indicado esperar o surgimento deles para realizar os exames preventivos. Todas pessoas com mais de 50 anos devem realizar a prevenção do câncer de intestino.
No Estado do Amazonas esperamos mais de 230 casos novos de câncer intestinal por ano, sendo o sexto mais incidente. O setembro verde permite nós entendermos que esse tipo de câncer também pode ser evitado com bons hábitos de vida.
É necessário realizar atividades físicas, no mínimo 30 minutos de atividade de moderada intensidade todos os dias, manter o peso adequado para sua altura, além de não fumar e não beber, outro método muito efetivo para reduzir o risco do câncer de intestino é o Skin que é realizar a colonoscopia rotineiramente a partir dos 45 anos de idade, isso porque a maioria do tumores malignos do intestino inicia-se através de um pólipo que pode estar presente em nosso intestino por anos e anos antes de se tornar um câncer.
Por isso vamos aproveitar esse mês e nos cuidar.
Dr. William Fuzita – Oncologista Clínico, Diretor Técnico da Clínica Oncologia Sensumed, Membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).