Amazonas tem radioterapia de alta tecnologia para pacientes do SUS

O combate ao câncer tem no Amazonas um complexo hospitalar que permite tratamento moderno de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de convênio do Governo Federal, que reuniu o Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV|UFAM, a Fundação Centro de Controle de Oncologia – FCECON e a clínica SENSUMED Oncologia para tratar os diversos tipos de câncer com tecnologia avançada, destaca Dr. André Campana, médico rádio-oncologista, diretor clínico e coordenador da radioterapia da SENSUMED Oncologia.

Pela parceria, segundo Campana, os pacientes tratados inicialmente pelo HUGV e FCECON devem ser encaminhados, por meio do Sistema Nacional de Regulação – SISREG, para a clínica SENSUMED Oncologia, para o tratamento de radioterapia, que disponibiliza 30 vagas para o acelerador linear e 30 vagas para pacientes de Braquiterapia (câncer de colo uterino). Em um ano de convênio, a clínica tratou pacientes pelo SUS, com tumores de próstata, mama e colo de útero, de maior incidência no Estado, mas a parceria prevê que sejam tratados os diversos tipos de câncer.

“É um grande marco na radioterapia do Amazonas”, avalia Campana. E esclarece que o tratamento dos pacientes é feito com maior precisão, avançada tecnologia instalada, acelerador linear e sofisticados planejamentos como a arcoterapia volumétrica modulada (VMAT), a radiocirurgia, radioterapia estereotáxica fracionada e radioterapia guiada (IGRT) por imagem através do Cone Beam CT. “Todo esse investimento em tecnologia, associado a um melhor entendimento da doença se reflete na cura e em melhor qualidade de vida dos pacientes”, enfatiza Campana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *