A radioterapia é uma modalidade de tratamento médico, na qual é utilizada radiações com a finalidade curar, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A principal doença tratada com a radioterapia é o câncer. Porém algumas tumores benignos também podem ser tratados e curadas com a radioterapia.
O que é?
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, durante a aplicação o paciente não sente nada. O tratamento assemelha-se a realizar um exame de imagem. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou a cirurgia.
Quando é utilizada?
O momento correto de utilizar a radioterapia dependerá da doença que esta sendo tratada. Ela poderá ser realizada antes ou depois de um cirurgia, ou até mesmo ser o único tratamento necessário para curar uma doença. Poderá ou não ser realizada concomitante à quimioterapia para aumentar a eficácia do tratamento. Todos os casos devem ser discutidos por uma equipe multidisciplinar
Como é aplicada?
A radiação é aplicada por aceleradores lineares, que parecem grandes máquinas de raio X (teleterapia). As aplicações não causam dor ou desconforto durante o tratamento. A radiação também pode ser aplicada diretamente no tumor, utilizando-se de elementos radioativos (braquiterapia). Os efeitos colaterais do tratamento vão depender da técnica utilizada, da dose de radiação e da área que está sendo tratada.
Indicações
A radioterapia pode tratar inúmeros tipos de doenças benignas e malignas. Como exemplo, ela pode ser o único tratamento curativo necessário para câncer de próstata e cânceres de cabeça e pescoço. Ou pode ser utilizada de forma complementar à cirurgia, como no caso de câncer de mama ou intestino.