Saúde da Mulher: Alimentação Preventiva

Alguns nutrientes são especialmente importantes para a mulher, e sua ingestão regular pode ser essencial para evitar doenças como a osteoporose, enxaqueca, endometriose, câncer de mama e de útero.

Até problemas como ansiedade, alterações de humor e depressão podem ser evitados com uma dieta adequada e hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de atividades físicas.

Durante toda a vida, a mulher passa por diferentes fases do seu ciclo fértil. Cada uma delas com características muito peculiares, mas todas com variações hormonais que bagunçam do humor à saúde física. Nessa ciranda, nada é mais eficaz do que a alimentação para amenizar os sintomas que tiram qualquer uma do eixo.

Emagrecimento

As mulheres têm realmente mais dificuldade em emagrecer do que os homens. Isso acontece por razões fisiológicas, genéticas e hormonais. Uma das causas é o fato de as mulheres terem predomínio de massa gordurosa em relação à massa magra (músculos). Atividade física regular e alimentação disciplinada são os principais ingredientes para o emagrecimento.

TPM

Inchaço, dores de cabeça e nos seios, humor alterado, vontade de comer chocolate compulsivamente. Esses são sintomas característicos da tensão pré-menstrual. Durante esse período, o organismo precisa de um reforço de nutrientes.

Menopausa

A menopausa é muito mais do que o fim do ciclo fértil. O período, para algumas mulheres, é marcado ainda por queda na produção do estrogênio, hormônio responsável pela distribuição da gordura corporal, pela fixação do cálcio nos ossos e pelo equilíbrio das gorduras no sangue. Para amenizar os incômodos dessa fase, vale a pena apostar em mudança de cardápio de toda a rotina.

Hábitos saudáveis que você deve adotar:
* Pratos coloridos e variados é a regra
* Beba muita água
* Café da manhã reforçado
* Retire os fast-food da sua dieta
* Dê espaço sem medo às boas gorduras
* Atenção na ingestão de minerais
* Pode beber café, mas sem exagero

Prof. Ábner Souza Paz
Nutricionista Clínico-Oncológico/Paliativista da SENSUMED Oncologia
Esp.Terapia Nutricional/Nutrição Clínica/Onco-Nutrição
Esp.Terapia Nutricional Enteral e Parenteral-GANEP
CRN-4744

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *