Considerado o maior movimento do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental e prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, essa Campanha foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e teve início em Janeiro de 2014 quando profissionais da área da psicologia de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as questões e as necessidades relacionadas às suas emoções a fim de conscientizá-las à respeito dos cuidados que todos devem ter com a Saúde Mental e a Saúde Emocional. Em 2023, o Movimento Janeiro Branco tem como tema “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!”.
A qualidade de vida física é tão importante quanto a qualidade da saúde emocional. Estar atento aos sintomas de tristeza, angústia, medo e estresse são fundamentais para que haja a prevenção adequada, em especial dos pacientes oncológicos, tendo em vista que as reações emocionais podem causar impacto nas dimensões física, psíquica, social e espiritual. Por isso, o cuidado com os aspectos emocionais faz parte do tratamento oncológico. O corpo é importante, mas a Saúde Mental não pode ser negligenciada.
Em se tratando do diagnóstico de um câncer, sabemos que receber essa notícia pode provocar diversos sentimentos ao paciente, levando à desorganização emocional. Muitas vezes, o medo de expressar os sentimentos e demonstrar vulnerabilidade impede que diversas questões emocionais sejam trabalhadas. Quando vulneráveis nos sentimos completamente expostos e desconfortáveis, mas essa percepção não é sinal de fraqueza. A forma como vivenciamos os nossos sentimentos pode ser adoecedora.
Portanto, precisamos falar mais sobre a importância de cuidar da Saúde Mental. O paciente que apresenta equilíbrio emocional lida melhor com o tratamento.
Orientações de boas práticas
Orientações de boas práticas que contribuem para a Saúde Mental:
* Reconheça, valide e expresse suas emoções e sentimentos
* Dedique um tempo para práticas de relaxamento
* Mantenha contato com a natureza
* Fortaleça o vínculo com pessoas que você ama
* Reserve um tempo para fazer algo que goste
* Pratique exercícios físicos
* Exercite sua espiritualidade
* Invista em autoconhecimento
* Busque por ajuda profissional de um psicólogo, caso você sinta dificuldade em lidar com o momento que está vivendo.
Agora é sua vez, conta pra gente. Como você tem cuidado da sua Saúde Mental?
Psicóloga Raquel Machado – CRP-AM/11528