Skip to main content

A Campanha do Novembro Azul é mundialmente conhecida por incentivar a população masculina sobre os cuidados com sua saúde. As vezes a falta de informação, preconceito ou até mesmo vergonha, os homens deixam de realizar consultas médicas e exames que poderiam detectar precocemente o Câncer de Próstata a tempo de curá-lo. Lembrando que a prevenção e tratamento bem-sucedidos, são a chave para diminuir as estatísticas de mortes por ano, causadas pela doença.

Buscando contribuir com informação baseada em evidência científica, a Oncologia Sensumed mobiliza toda sua equipe multidisciplinar e cria um Guia para o Paciente com Câncer de Próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele. Os números do instituto indicam 65.840 novos casos da doença em 2020 e 15.841 mortes registradas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do ministério da Saúde.

O senador explicou como é feito o exame do toque retal, único meio de acesso não cirúrgico à disposição do médico para alcançar a próstata e sentir se há alterações no tamanho ou na consistência do órgão. O procedimento, segundo o senador, dura menos de dez segundos e é muito mais simples do que os exames ginecológicos preventivos feitos pelas mulheres.

Os principais exames indicados são o toque prostático, mas também pelos exames clínicas e de sangue, em alguns casos o médico pode solicitar outros mais complexos como: ressonância magnética e biópsia. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alterações percebidas pelo toque retal, o que reforça a necessidade de fazer esse exame. O Ministério da Saúde orienta que “os homens devem procurar atendimento nas unidades básicas espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as avaliações oferecidas pelo SUS estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal ou transretal e dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão exames clínicos, laboratoriais, endoscópios e radiológicos”.

Acesse nosso instagram @oncologiasensumed e vejam em nossos destaques as principais informações necessárias para você homem.

 

Leave a Reply

× Agendamento de consulta