O mês de março traz dois laços de conscientização contra o câncer: o lilás, contra o câncer de colo de útero, e o azul marinho, contra câncer colorretal.
SAIBA MAIS
CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Com uma taxa de casos de 102,3% maior que a média brasileira, o Amazonas tem como um dos grandes desafios na saúde pública e privada conscientizar sobre a importância de prevenção à doença com ações individuais e coletivas contra o câncer de colo de útero.
É importante que todas as mulheres consultem um ginecologista com frequência e que realize os exames preventivos todos os anos ou de acordo com a orientação do médico, pois assim é possível que seja identificada precocemente qualquer alteração que possa ser sugestiva de câncer, sendo então iniciado o tratamento mais adequado.
O diagnóstico do câncer de colo de útero pode ser feito pelo ginecologista por meio do exame pélvico e avaliação da história clínica. Durante a avaliação ginecológica, pode ser realizado o toque vaginal e análise da vagina e do colo do útero.
Além disso, também é indicada a realização do exame de colposcopia e o papanicolau, que também é conhecido como exame preventivo, pois assim é possível avaliar mais detalhadamente o colo do útero.
O risco de câncer de colo de útero é maior em mulheres que apresentam infecção pelo HPV, possuem múltiplos parceiros sexuais, que fazem uso de anticoncepcionais orais por muito tempo ou que fumam muito. Além disso, o risco é maior em mulheres que possuem outras infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia, por exemplo.
Como evitar o Câncer de Colo do útero?
Você evita o câncer de colo de útero se protegendo contra o vírus HPV das seguintes formas:
- Com vacina contra o HPV
- Usando camisinha
Você sabia que podemos evitar 99,9% de todos os casos de Câncer de colo de útero?
Se todas as meninas e meninos forem vacinados contra o HPV antes de iniciarem a vida s3xu@l, conseguiríamos acabar com o câncer de colo de útero e também parte dos cânceres de boca, de ânus e de pênis.
A vacina é segura!
A vacina contra o HPV é fornecida gratuitamente através do Sistema Único de Saúde – SUS para:
- Meninas dos 9 aos 14 anos
- Meninos dos 11 aos 14 anos
- Portadores do vírus HIV
- Pacientes transplantados dos 9 aos 26 anos
- Mulheres imunossuprimidos até 45 anos
Na rede particular, a vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 9 anos de idade.
CÂNCER COLORRETAL
O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que atinge indistintamente homens e mulheres.
Na maioria das vezes, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente, por esse motivo, a detecção precoce é fundamental.
TIPOS DE CÂNCER DE CÓLON E DE RETO
Os tipos desse câncer podem ser divididos em:
Adenocarcinoma
É responsável por mais de 95% dos casos. Dos tumores do cólon, aproximadamente dois terços dos adenocarcinomas localizam-se no lado esquerdo; os demais, no lado direito do cólon.
Tipos mais raros
São os tumores neuroendócrinos, o tumor estromal do trato gastrintestinal, conhecido também como GIST (da sigla em inglês), e os linfomas. Eles são responsáveis por apenas 5% dos casos.
A prevenção de doenças consiste na identificação dos indivíduos com alto risco de desenvolvê-la, estimulando-os a realizar mudanças no seu estilo de vida ou adotar medidas terapêuticas para prevenir ou impedir que a doença se instale.
Precisamos que todos tenham conhecimento que são cânceres evitáveis e tratáveis logo que diagnosticados, assim reduziremos os casos da doença, divulgando maciçamente informações sobre prevenção para população, incentivar a vacinação contra o vírus HPV, consequentemente reduziremos os casos e tratamento oncológicos.
A Oncologia Sensumed se preocupa com você e está ao seu lado.